Meditação para o estresse

Lidar com o estresse se tornou uma prática comum nos dias de hoje. As pessoas sentem que suas vidas estão fora de controle, oprimidas ou estressantes. No entanto, temos de perceber o fato de que o estresse é um trabalho interno. Assim que você alterar a sua percepção sobre certas coisas na vida ou situações que observa, então as mudanças começarão a surgir e as situações mudarão completamente.

A meditação pode ajuda-lo a construir uma abordagem calma e relaxante quando está lidando com o estresse. Você só precisa fechar os olhos e suspirar profundamente quando o estresse se desencadeia. Falta de sono e fadiga são os problemas comuns que tendem a surgir por causa do estresse. Assim, fazer uso da meditação é vital para retomar o controle e aumentar o seu poder de foco e intenção.

• Sente em uma cadeira, banco ou chão confortavelmente, com a cabeça para cima.
• Você pode manter suas mãos onde quiser. Pode até mesmo mantê-las em seu colo ou descansadas sobre uma almofada.
• Agora é hora de fechar os olhos e fazer respirar o seu ponto focal.
• Tente inspirar pelo nariz e expirar pela boca.
• Comece observando a sua respiração de perto, repare como seu corpo se move durante o processo de respiração e sinta o ar. Desta forma, você estará focado na sua respiração todo o tempo.
• No entanto, se você for distraído pelos elementos que o rodeiam e sua mente vagar, não se preocupe – é uma prática comum, mas certifique-se de trazer de volta sua atenção para a respiração, assim que se aperceber que está distraído.
• Não se esforce demasiado em voltar para o ponto focal. Ao invés, deixe que as coisas fluírem naturalmente, para que a sua mente não seja forçada para o exterior.
• Continue sentado em uma postura relaxada e calma, enquanto observa sua respiração. Não importa quantas vezes você tem que trazer de volta sua atenção para o ponto focal, manter sua mente concentrada deve ser seu objetivo principal. Não se critique ou culpe a si mesmo por não conseguir cumprir o objetivo, pois ficar distraído é uma parte importante da meditação.

No início, você pode ter que enfrentar grandes problemas enquanto se concentra em sua respiração, mas as coisas vão melhorar com o passar do tempo e com a continuação da prática. Tente aumentar o tempo da sua meditação para 20 minutos, ao fim de duas semanas, para que possa usufruir de uma sensação de relaxamento com mais frequência. Continue adicionando 10 minutos após cada duas semanas e pratique regularmente.

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