Respiração e postura para meditação

Ser capaz de respirar corretamente e ter a postura correta são temas inter-relacionados e muito importantes no mundo da meditação. Isso porque, se você não tem a postura correta, não será capaz de praticar as técnicas de respiração que são necessárias e se não tiver as técnicas de respiração corretas, nunca será capaz de obter os benefícios que a meditação tem para oferecer.

Na verdade, os iniciantes em meditação são ensinados a obter e manter a postura ereta necessária para a meditação, mas eles também são ensinados a manter a postura e não apenas durante o período de meditação, mas ao longo de suas rotinas diárias normais. A respiração correta pode realmente ajudar a relaxar os músculos, porque eles estão recebendo oxigênio suficiente, o seu cérebro começa a relaxar pela mesma razão e seu corpo recebe uma resposta geral saudável de seus órgãos.

A relação entre a sua postura e sua respiração se estende muito além dos objetivos da mediação. Na verdade, existe uma explicação científica sobre o porquê da postura ajudar na respiração. Quando você se senta com as costas tipo corcunda, seus pulmões não estão em uma posição correta na cavidade do corpo e eles não têm espaço para se expandir e contrair como é suposto. Além disso, a coluna vertebral de seu corpo também fica corcunda, algo que é prejudicial para as suas costas.  Sua respiração se tornará mais rápida, irregular e errática e consequentemente, você pode se sentir mais ansioso, irritado e estressado. Por outro lado, sentado em linha reta inicialmente pode parecer um pouco difícil de fazer, principalmente porque manter a posição vertical é difícil, mas pode revelar-se vantajoso para a sua saúde e para o bom funcionamento do seu cérebro.

Conforme continua praticando meditação com uma postura ereta e respiração correta, você será capaz de incorporar isso em sua rotina diária, sendo que sentado em linha reta se tornará para você a maneira natural de estar sentado. Além disso, sua coluna e suas costas beneficiarão com isso nos anos vindouros. Na maioria das vezes, os problemas ósseos das costas se desenvolvem mais tarde e isso acontece porque as pessoas não se sentam devidamente eretas, colocando sua coluna e os músculos das costas em uma posição desconfortável durante horas a fio. É por isso que aprender a sentir-se confortável com a posição ereta, mas não muito rígida, não somente pode ajudar a relaxar sua mente, mas também ajuda a manter umas costas saudáveis, mesmo na sua idade mais avançada.

Tags

  consciencia   controle-mental   estresse   foco   gratidao   meditacao   meditacao-diaria   meditacao-para-o-corpo   metas   objetivos   postura   prosperidade   realidade   relaxamento   respiracao   tranquilidade

Meditação para iniciantes

Descubra as técnicas utilizadas por milhares de pessoas para viver muito melhor.

Baixe o Guia de Postura e Respiração e receba o nosso material passo-a-passo.


Respeitamos sua privacidade